Mesmo sabendo da importância das técnicas e de sua utilização adequada, muitas vezes os instrutores tem dificuldade de tê-las disponíveis, outras vezes, por não tê-las vivenciado, sentem dificuldade em aplicar. Este curso permite vivencia-las e adequada-las a cada momento e a cada objetivo proposto no evento, contribuindo para um resultado mais efetivo.

Público:
Pessoas que atuam com grupos, professores, técnicos, instrutores, animadores, entre outros interessados em aperfeiçoar suas técnicas de ensino.

Objetivo geral:
Propiciar ao participante vivência, domínio criação e adaptação de técnicas que possibilitem adequação à realidade e eficácia na aprendizagem.

Conteúdo:

  • Noções de emotologia e as técnicas utilizadas em treinamento.
  • Métodos diretivos e não diretivos. Ciclo da aprendizagem vivencial.
  • Postura do instrutor nos processos vivenciais.
  • Técnicas de sensibilização e envolvimento de grupo.
  • Técnicas de ensino que maximizam a aprendizagem: aquecimento, intermediárias de encerramento e avaliação.
  • Recomendações no seu uso.
  • A utilização de jogos e simulações.
  • Utilização do TAN-GRAN, oficina de pipas, montagem, sucata e outras técnicas.
  • Criação e adaptação de técnicas ao objetivo do trabalho, às características do grupo e do ambiente.

Carga horária:
8 a 16 horas, dependendo da profundidade da abordagem que se pretenda.