TÉCNICAS DE AUTO APRESENTAÇÃO
Por Nair Onofre
As técnicas de auto apresentação visam aquecer, integrar o grupo e permitir o conhecimento mútuo. É mais apropriada a curso, visto que a palestra tem menor duração e menos interação grupal. A utilização de técnicas mais simples ou mais sofisticadas vai depender da duração do evento, do objetivo, do tempo disponível, do local, do nível de conhecimento entre as pessoas etc.
É fundamental que o instrutor se sinta a vontade para aplicar qualquer técnica, inclusive as de auto apresentação, caso não as domine comece pelas mais simples e a medida que vai adquirindo segurança vai aplicando as mais complexas.
Eis alguns tipos de auto apresentação:
Oral: Cada um diz seu nome, lugar de onde veio, formação, instituição que representa ou outras informações importantes ao desenvolvimento do evento. Essa técnica é demorada e geralmente quando o último diz o nome o grupo já esqueceu o nome do primeiro.
Caminhada: Coloca os participantes para caminhar na sala e a um sinal do instrutor, que pode ser um apito, uma palma, a palavra “já”, cada um para em frente o mais próximo e se apresenta. Deixa dois minutos e repete o exercício. Tem como vantagem movimentar e endorfinar o grupo, levá-lo o participante a tomar a iniciativa de escolher outra pessoa, tem por desvantagem, não ser possível falar com todos os participantes.
Com bola: O grupo forma um círculo, em pé, o instrutor atira uma bolinha a um dos participantes, ele se apresenta, atira a bolinha a outro e assim sucessivamente. É mais animada e mais rápida que a primeira, porém tem a desvantagem de se gravar poucos nomes.
Com crachá: Cada participante deve ter um crachá, com nome local de trabalho, formação. Todos os participantes do grupo caminham pela sala, e vai cumprimentado o colega, lendo o crachá do colega, podendo fazer comentários rápidos. Tem com vantagem endorfinar o grupo, ser mais rápida e os participantes ter tempo de falar com as pessoas que ainda não conhece a desvantagem é não conseguir falar com todos.
Em dupla: Em um círculo, o grupo se divide em duplas, cada dupla se auto apresenta e depois de cinco minutos, um apresenta o outro na plenária. Tem a vantagem de ser interativa, porém é mais demorada.
Por escrito: Em um círculo, cada participante do grupo, de posse de uma folha de papel e em 10 minutos, vai responder a questão: Quem sou eu? sem colocar o nome. Assim que responder a questão, dobra essa folha e coloca numa caixa no meio do círculo. Assim que todos tiverem suas folhas na caixa, solicita que cada um pegue uma folha da caixa, cuidando para não pegar a sua própria, folha. Agora em círculo cada um vai ler em voz alta o que está escrito na sua folha e tenta adivinhar quem é o autor. Se não conseguir sozinho pede ajuda ao grupo. Essa auto apresentação permite a troca de feedback, dá uma visão de como o participante se percebe e como ele é percebido no grupo. Deve ser aplicada em grupos onde as pessoas se conhecem.
Com sucata: Coloca-se no meio grupo que deverá estar disposto em círculo, um monte de sucata, solicita a cada participante que escolha um ou mais objeto com o qual se identifique. Depois que todos escolheram seus objetos, pede-se que coloquem no chão em sua frente. Em seguida cada um diz porque escolheu determinado objeto e o que esse objeto tem a ver com ele. É adequada para grupo cujos participantes já se conhecem, pois permitem aos participantes dizerem um pouco mais de si.
Com desenho: Com o grupo em círculo, entrega a cada participante uma folha de papel e solicita que cada um faça um desenho respondendo a questão: Quem sou eu? Assim que todos terminarem, cada um apresenta ao grupo seu desenho e fala sobre o que desenhou é tão envolvente quanto a anterior.
No próximo texto falaremos das técnicas e aquecimento durante o treinamento.