ELABORAÇÃO DE SLIDES

Por Nair Onofre

 

 

O slide é um recurso áudio visual utilizado para potencializar a aprendizagem do público, e não para servir de “bengala” para o instrutor. Embora sirva  também para o instrutor sua função não é essa.

Nessa função de “bengala” é comum ao preparar uma palestra, o instrutor  ir direto para a apresentação dos slide e colocar neles todo o texto. O que deve constar no slide é a essência da palestra. Se for para colocar o texto inteiro é melhor entregar em material escrito.

Quando se coloca muito texto em um slide o que ocorre é que, se o apresentador ler o slide a palestra fica monótona,  se não ler, enquanto ele fala a plateia lê, isso faz com que  ela não entenda o que está escrito e não ouça o que o instrutor  fala. Quando houver necessidade de um texto mais  longo, o ideal é colocá-lo em tópicos, aparecendo um de cada vez para evitar que enquanto o instrutor explica um, a plateia leia o outro.

Na elaboração dos slides o instrutor deve  seguir a sequência da palestra escrita, começo meio e fim.

Deve conter apenas os itens essenciais do assunto, aquilo que o instrutor quer que o participante grave . Deve ser simples e fazer sentido para quem lê.

Na folha de rosto deve conter o tema da palestra e ao lado direito inferior o nome e formação do palestrista .

O tema deve ser centralizado, podendo variar, se no slide houver imagem.

A imagem, se for de pessoa, deve ficar sempre de frente para o texto.

O tamanho de letra ideal é acima de 36. Não é necessário ser o mesmo tamanho de letra para todos os slides, o importante é que estejam distribuídas  harmonicamente.

Os tipos mais adequados são os mais simples, como  tahoma, arial e outros, evitando tipos muito rebuscados. O tamanho da letra deve ser de acordo com a disponibilidade de espaço no slide e somente em raras situações utilizar letras menores que 22. ( geralmente para sub itens).

O título do slide deve se diferenciar dos itens, ou pelo tamanho ou por estar em negrito ou em caixa alta. Particularmente prefiro diferenciar pelo tamanho.

Quanto às cores, o ideal é usar um mesmo padrão de  cor, podendo também ser o título em negrito ou uma cor mais forte no mesmo padrão.

Sempre que possível colocar imagens,  quando bem exploradas, elas potencializam a aprendizagem, devem estar sempre relacionadas  com o que está sendo dito e  nunca usadas como enfeites.Se não servem para clarear o que está sendo dito, não há razão para inseri-las.

É importante evitar muitas imagens em um único slide, a não ser que seja necessário fazer a correlação entre elas, e neste caso mostrar uma de cada vez, até que apareçam todas. Em não havendo correlação o ideal é colocar uma em cada slide em tamanho maior, isso facilita a exploração.

A escolha do fundo deve ser com o mínimo de informações possível, quanto menos informações desnecessárias melhor, fundo com traços, desenhos barras devem ser evitados, pois além de tomar espaço, ainda distrai a plateia. Os slides devem ser simples, mas efetivos, simplificar não significa colocar apenas títulos, deve se colocar as informações essenciais. Aquelas que fazem sentido para a plateia. Quando da elaboração, evitar pontos traços amarrações, palavras sublinhadas.

Os slides podem conter ainda vídeos, músicas e uma série de recursos que o instrutor poderá lançar mão para torná-los ainda mais efetivos.

No último slide deve conter a conclusão, que poderá vir em forma de slogan, mostrando  que se pretendeu  durante a palestra. é aqui que se vai convidar a participar, pedir voto, solicitar que comprem, em fim dizer a que veio.