AS BASES DO COMPORTAMENTO HUMANO

 

TEX1

 

 Experiência não é o que acontece com o homem;

é o que ele faz com aquilo que acontece com ele.

Aldous Huxley

 

O comportamento das pessoas está baseado em:

 

Genes:

Geneticamente, as pessoas têm o potencial, com a demanda ele se manifesta.

Se não houver demanda eles não serão mobilizados. Quando se tem um projeto de vida, mobiliza-se o potencial genético.

 

Experiências:

As pessoas vão adquirindo experiências pela vida afora, através da família,  livros cursos amigos, ambientes, acontecimentos, circunstâncias e isso ajuda no que ela se tornará no futuro, daí a responsabilidade dos pais, instrutores e outras pessoas que lidam com público criar situações para que ele vivencie boas experiências.

 

Condicionamento:

De acordo com as experiências as pessoas vão se condicionando a fazer ou deixar de fazer algumas coisas, se a experiência é boa ela quer repetir, porque lhe dá prazer, se ruim  quer fugir porque lhe causa dor.  Agem sempre para buscar o prazer ou para fugir da dor. Afinal o que todo mundo deseja é se sentir bem.

 

O significado dado aos acontecimentos:

Você não acredita no que vê,

você vê aquilo que acredita.

Brian Tracy

 

Não é possível controlar tudo o que acontece, mas é possível dar-lhe um bom significado.

Certa vez, um pai estelionatário, alcoólatra e violento, tinha dois filhos, eram gêmeos, depois de adultos, um se transformou em milionário, outro em bandido. Um pesquisador do comportamento humano resolveu entrevistar os rapazes para compreender porque ambos eram tão diferentes. A resposta dada pelos dois foi a mesma: “Com um pai daquele, eu não poderia ser diferente do que sou.”.

 

O milionário aproveitou a experiência, assumiu a responsabilidade, para fazer tudo diferente, optou por não ser igual ao pai, enquanto o outro colocou a culpa no pai, não assumindo a responsabilidade de seus atos Apesar de criticar o pai, transformou-se em uma pessoa igual. Cada um deu um significado ao fato.

 

Os acontecimentos não tem significado por si só, o significado é atribuído pelas pessoas de acordo com suas experiências, crenças e valores. Sempre há uma escolha, porque não escolher, também é uma escolha.

 

Não estamos dizendo aqui que  possível  evitar a dor, ela faz parte da vida, a proposta é utilizá-la com o significado de aprendizagem e não de sofrimento.  A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.