EFEITOS DA EMOTOLOGIA
Os efeitos da emotologia são:
Efeito hawtorne:
Tem esse nome em função de pesquisa em uma fábrica americana, que comprovou que a emotização pela auto-imagem positiva leva pessoas a se sentirem melhor e a produzirem mais.
Pessoas que recebem consideração têm suas idéias acatadas, tem melhor auto-imagem, e conseqüentemente trabalham mais satisfeitas.
Nessa mesma experiência aumento de salário, melhoria do ambiente não conseguiram manter elevada a produtividade, o que só ocorreu com a melhoria da auto-imagem provocada por consideração e respeito às pessoas.
Efeito pigmaleão:
Na mitologia grega Pigmaleão foi um rei de Chipre que era também escultor, criou uma imagem tão bela, Galatéia, que se apaixonou por ela. Vênus, a deusa do amor, vendo a paixão de pigmaleão, deu vida à estátua para que Pigmaleão se casasse com ela.
As pessoas tendem a emitir o comportamento que se espera delas, o que se obtém com a comunicação emotizada.
Não bastam termos objetivos, é necessário que nos apaixonarmos por eles, pois a paixão potencializa a chance de alcançá-los.
Efeito bola de neve:
É a conseqüência em cadeia. Quando conseguimos atingir um objetivo, nos entusiasmamos, nos sentimos bem, acreditamos que é possível atingir outros, ficamos cada vez mais envolvidos na direção do que queremos. Por isso é importante traçar grandes objetivos, porém com etapas intermediárias, cada etapa atingida nos da força para o próximo passo na direção do objetivo maior.
Efeito placebo:
Em medicina indica uma substância inócua, e quando o doente acredita no médico, no efeito da substância, (água, farinha, etc.) que ela julga ser remédio tem os sintomas minimizados ou desaparecidos.
A crença faz com que o resultado aconteça.
Existe também o efeito Nocebo, que é usado para o mal, por exemplo, dizer a uma pessoa que ela está com aspecto de doente, que ela pode estar com uma doença grave, ao acreditar piamente nisso, pode aparecer os sintomas.
Por Nair Onofre:
Fonte:
Livro: Princípios de Emotologia e Emotopedia
Professor Luiz Machado