HARMONIA ENTRE CORPO E MENTE:
Vimos que o primeiro passo para a emotização é a definição do objetivo, agora vamos aos outros dois passos que são: Harmonia entre corpo e mente e representação mental.
Quando mais a tensão espontânea se concentrar sobre algo mais esse algo tende a se realizar com mais facilidade. É a lei da distensão. Quer dizer o contrário da tensão.
Quando a pessoa está tensa ela tem a ideia de esforço, esforço traz o quadro mental do obstáculo, e pode acontecer o efeito convertido. Ela pensa positivo, faz o quadro mental negativo e entre o pensamento e a imaginação, a imaginação ganha. É por isso que só o pensamento positivo pode não funcionar.
Estar em estado de distensão é fundamental para o processo de emotização.
O cérebro trabalha muito melhor quando estamos relaxados, em estado de vigília processamos 40 bits de informação em alfa processamos 10.000, daí a importância do relaxamento. Por isso um pouco antes de dormir é um bom horário para fazer emotizações.
REPRESENTAÇÃO MENTAL
É fazer o quadro mental do objetivo, de forma que a imagem do que se quer e se funda com o ser de quem imagina, sem verbalização, coloca-se nele a mesma emoção, alegria e fervor como se já tivesse realizado. Isso poderá ser feito todos os dias por três vezes durante cinco minutos.
Relaxa-se colocando atenção na respiração e sentindo a sensação de ter objetivo atingido, como se já o tivesse.
Resultado da emotização:
Definido e emotizado o objetivo o SAPE entende que você acredita na sua capacidade atingir objetivos; que você assume a responsabilidade pelos resultados. Cria uma auto-imagem positiva demonstrando que você acredita no seu próprio valor e que tem importância para si mesmo. Entende que e que você tem razões para viver e que ele deve gerar a energia necessária para atingir o objetivo definido.
Fátima Abate, em seu curso “Quantum Evolution Coaching” dá uma fórmula denominada “forma da materialização de desejos”, Consiste em: Pensar no que se deseja, Sentir; Visualizar como se já tivesse acontecido; Falar a respeito e Agir. Segundo Fátima, se faltar uma das etapas o desejo não se materializa.
Penso que a fórmula faz todo o sentido, quando pensamos nelas, estamos focando nosso objetivo, quando sentimos e imaginamos, estamos emotizando, quando contamos a alguém, estamos buscando a colaboração e quando agimos, estamos indo na direção do que queremos.
Quando falarmos de nosso objetivo a alguém, essa pessoa deve ser da mais absoluta confiança, se não as tiver, diga apenas a si mesmo, pois, pode ser prejudicial sair contando a qualquer um, essa pessoa pode não acreditar e muitas vezes mesmo sem querer acaba nos atrapalhando, com interferência negativa através de comentários ou ações.
Por Nair Onofre
Fonte:
Livro: Princípios de Emotologia e Emotopedia
Professor Luiz Machado