TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO

 

Por Nair Onofre

A avaliação pode ser do curso, da aprendizagem e dos resultados.

 

Avaliação do curso

A avaliação do curso consiste em saber o que os participantes acham a respeito da forma de condução do curso, se está sendo dinâmico, agradável e produtivo o suficiente, ou seja se esta atendendo as expectativas do grupo.

 

 

Avaliação da aprendizagem

Consiste em  analisar se os objetivos do treinamento estão sendo, ou foram alcançado, ou seja se o grupo esta assimilando a matéria dada.

Existem dois tipos de avaliação da aprendizagem : a formativa e a somativa.

A primeira e feita durante o treinamento, o que permite redirecioná-lo. A segunda é feita ao final e serve para adequar os treinamentos seguintes.  Quando o curso tem duração de vários dias a avaliação formativa é fundamental para redirecioná-lo, caso se perceba que as expectativas do grupo não estejam sendo atendidas, a assimilação dos conteúdos insuficiente  ou objetivos não alcançados .

Avaliação de resultados

A avaliação de resultados ocorre posteriormente, no decorrer da aplicação do que foi aprendido no curso pelo participante, é feita através de acompanhamento, verificando se houve melhoria no trabalho, no que tange ao conteúdo aprendido.