TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO
Por Nair Onofre
A avaliação pode ser do curso, da aprendizagem e dos resultados.
Avaliação do curso
A avaliação do curso consiste em saber o que os participantes acham a respeito da forma de condução do curso, se está sendo dinâmico, agradável e produtivo o suficiente, ou seja se esta atendendo as expectativas do grupo.
Avaliação da aprendizagem
Consiste em analisar se os objetivos do treinamento estão sendo, ou foram alcançado, ou seja se o grupo esta assimilando a matéria dada.
Existem dois tipos de avaliação da aprendizagem : a formativa e a somativa.
A primeira e feita durante o treinamento, o que permite redirecioná-lo. A segunda é feita ao final e serve para adequar os treinamentos seguintes. Quando o curso tem duração de vários dias a avaliação formativa é fundamental para redirecioná-lo, caso se perceba que as expectativas do grupo não estejam sendo atendidas, a assimilação dos conteúdos insuficiente ou objetivos não alcançados .
Avaliação de resultados
A avaliação de resultados ocorre posteriormente, no decorrer da aplicação do que foi aprendido no curso pelo participante, é feita através de acompanhamento, verificando se houve melhoria no trabalho, no que tange ao conteúdo aprendido.